As cistites estão entre os principais motivos de consultas veterinárias para os gatos.
Você pode identificar a cistite em gatos quando:
– o seu gatinho muda a posição do corpo quando vai até a caixinha de areia
– o seu gatinho vai várias vezes a caixinha de areia e faz pequenas quantidades de urina ou mesmo nenhuma quantidade de urina
– o seu gatinho mia quando vai urinar
– quando existe mudança na coloração da urina tendendo ao vermelho (pode indicar a presença de sangue na urina).

Entre as causas de cistites estão a alimentação com rações de baixa qualidade, a presença de poucas caixas de areia na casa ou a falta de limpeza delas, o estresse, e a baixa ingestão de água pelos gatos. Todos estes fatores podem provocar tanto a retenção e concentração de urina, quanto a formação de cristais dentro da bexiga,e em alguns casos a proliferação de bactérias. Em machos é muito comum a obstrução total da uretra que impede o animal de urinar, e se não tratada pode levar a morte por ruptura da bexiga ou lesão renal grave.

São formas de prevenção das cistites:
– dar rações de linhas super premium, e oferecer também rações de apresentação úmida como sachês ou lata.
– manter sempre 1 caixa a mais para cada gato da casa (exemplo: se você tem 1 gato, deverá ter 2 caixas de areia; se você tem 2 gatos deverá ter 3 caixas de areia). Desta forma o animal dispõe de mais locais para urinar e tende a urinar mais vezes ao dia.
– remover sempre que possível as fezes e areia suja da caixa de areia – caso o contrário os gatos tendem a evitar o uso.
– utilizar fontes de água e manter sempre água fresca á disposição.
Em caso de suspeita de cistite, leve o mais rápido possível seu gato ao veterinário.

#cat #gato #felino #medicinaveterinaria #agua #fonte #racao #formulanatural #cistite #premium #sache #estresse #projetovidasaudavel #prevencao