AnimedRs

 / Pet  / Câes  / Cuidados Pets Sênior

Cuidados Pets Sênior

Com a idade chegando, saiba quais os cuidados que deve ter com o seu pet!

Os cães e gatos vivem bem menos comparado aos seres humanos. Fica ao nosso alcance prover a eles uma vida com qualidade e uma velhice com muito cuidado, atenção e amor! Fazendo uma média entre diferentes raças e tamanhos, a terceira idade chega para nossos amigos por volta dos 8 anos. Assim como os humanos, são diversas as mudanças físicas pelas quais o bichinho passa e é nessa hora que nosso cuidado com a saúde e o bem-estar deles deve ser redobrado.

Doenças

Com a imunidade mais baixa, os animais idosos ficam mais suscetíveis a doenças. Infecções podem aparecer mais facilmente e são muito mais perigosas nessa fase.

Além disso, não podemos esquecer que os órgãos, assim como dos humanos, também vão ficando debilitados. Cuidados especiais com os rins, o coração e pulmões, vão garantir que seu amigo fique saudável.

Eles devem fazer acompanhamento de seis em seis meses com o veterinário, sempre realizando aquele check up básico para ver se tudo anda trabalhando direitinho e nos conformes.

Outra coisa, os cães e gatos idosos também devem tomar as vacinas anuais, elas vão proteger seu Pet contra várias doenças!

Alguns animais podem apresentar disfunções cognitivas, similares ao Alzheimer nos humanos.

Atividades que costumavam fazer corretamente, como sentar quando você pedir, ou mesmo fazer as necessidades no lugar certo, podem não mais acontecer. Não brigue ou puna! 

Fora isso, temos as artrites e artroses e essas não têm jeito, elas aparecem e não dão sossego para o pobre velhinho. Subir e descer do sofá, escadas, ou o simples ato de estar deitado e levantar pode causar grande dor e desconforto. Além dos medicamentos certos que seu veterinário irá indicar, uma dica que deve ser aplicada mesmo antes deles chegarem à terceira idade, é sempre deixar esses “obstáculos” mais fáceis de serem acessados. Rampinhas para ele subir no sofá e diminuir a frequência com que ele sobe e desce escada ao longo do dia (ou mesmo fazer uma rampa na escada de casa), vão prevenir essas dores.

Alimentação 

A alimentação dos idosos é um fator que merece muita atenção quando o assunto é saúde do animal. Para suprir as necessidades de nutrientes, existe um tipo de ração mais adequada. Para os mais idosos, a ração sênior é a mais indicada.

A ração sênior apresenta diferenças nos grãos, são mais aerados ou furados no centro, assim facilitam a quebra da ração na hora do cão mastigar.

Animais na terceira idade costumam ter mais problemas dentários, portanto deve-se facilitar o máximo possível a alimentação.

A ração sênior também se diferencia nas especificações de fabricação, contendo certos componentes como a condroitina e a glucosamina, que ajudam nas articulações.

A obesidade é um fator muito comum na vida de um cão idoso. O metabolismo desacelera e a disposição para gastar energia já não é mais a mesma. Logo, a quantidade e o tipo de ração deve ser reajustada para evitar este problema.

O mais indicado é que se converse com o médico veterinário para adaptar a alimentação à nova etapa de vida do seu animalzinho, eles devem consumir mais fibras e vitaminas e menos gorduras. A alimentação certa na quantidade adequada vai garantir que o organismo do seu pet funcione melhor, que ele tenha mais disposição e até mesmo a pelagem vai ficar mais brilhante e forte (já que essa parte também é afetada durante a velhice, ficando mais fina e ressecada).

Outro problema comum que vem com a idade é o câncer. Alimentos ricos em antioxidantes vão ajudar a prevenir este problema.

Cuidados

Nossos amigos de quatro patas também ficam ranzinzas quando velhinhos. A paciência com filhotes e mesmo com certos humanos pode ser quase nula levando até a um comportamento um pouco mais agressivo. Deixe seu amigo curtir em paz a aposentadoria sem deixá-lo estressado. Ambientes quentinhos, superfícies macias e longe da agitação vão deixar seu bichinho mais calmo ajudando no seu bem-estar!

Pedro Varallo
Médico Veterinário
CRMV-RS 9618

#medicinaveterinaria #animedrs #veterinario24h #petsenior #love #dog #cat #cute

Post a Comment

O melhor cuidado para o seu melhor amigo