O vírus da leucemia felina (sigla FELV) é o causador de uma das doenças virais mais letais para os gatos.


Este vírus é facilmente contraído pelo contato direto com gatos infectados, pela saliva e outras secreções corporais. Pode ser transmitido também por via venérea ou pela placenta e leite das gatas.
Os sintomas apresentados são os mais variados, todos ligados a baixa da imunidade causada pelo vírus, tornando os gatos infectados animais que adoecem com facilidade e contraem outros tipos de infecções. Em média 80% dos animais infectados acabam indo a óbito até 3 anos após contrair o vírus.


Por ser uma doença de origem viral não existe um tratamento específico contra a doença, apenas para o suporte de vida dos animais.


Ao adotar um gatinho é sempre indicado que se realize o exame sorológico para verificar se é portador do vírus, principalmente quando já existem outros felinos no domicílio, para evitar a disseminação entre os animais.
Para a prevenção é recomendada vacinação contra o vírus da FELV (presente nas vacinas quíntuplas felinas) que pode proporcionar imunidade contra o vírus, sendo indicada para animais a partir das 9 semanas de vida.


Consulte sempre o médico veterinário.