SARNA DEMODÉCICA (Demodicose/demodiciose)

A demodicose é uma doença de origem genética e de difícil controle, causada pela alta proliferação do ácaro Demodex sp, que vive nos folículos pilosos e em glândulas sebáceas, comumente. Em cães, o causador mais comum é o Demodex canis. Em gatos, D. gatoi (contagioso) e D. cati (não – contagioso), geralmente. Existem também, outras variedades do ácaro, porém, menos comuns na rotina clínica.


Em cães, não é contagiosa.

É passada de geração em geração. Por isso, não é aconselhado que um animal que seja positivo para Demodex canis venha a se proliferar. A castração é a melhor opção, sempre.
Apesar do ácaro ser um comensal na pele de cães e gatos, quando há uma predisposição genética para a doença, aliado a um fator imunológico, o animal desenvolve a demodécica.

Os sintomas mais comuns são:

A forma localizada, é comum em animais a partir dos 6 meses. A forma generalizada e de mais difícil controle, em animais a partir de 6 anos.

Algumas raças são mais predispostas como:

TRATAMENTO
Primeiramente, sendo uma doença que afeta o sistema imunológico, o tratamento primário deverá ser para o mesmo. Alguns complexos vitamínicos devem ser ministrados, para impedir a imunossupressão. Ômegas 3 e vitamina E, são excelentes para a revitalização da pele.
Nas lesões, poderá ser necessário o uso de antibióticos, em casos de piodermites, além de banhos com xampús medicamentosos, sprays, pomadas e uso correto de antiparasitários.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é simples e geralmente, realizado no próprio consultório, através da observação do parasita no microscópio óptico. Há outras formas de diagnosticar, mas esta é a mais simples e bastante fidedigna.

PROGNÓSTICO
A demodiciose regride espontaneamente, por isso, o prognóstico é sempre muito bom, visto que hoje em dia, temos muitos tratamentos à disposição. Não há cura!
Lembre – se de castrar o animal positivo e que ele JAMAIS poderá ir para a reprodução!
Além do mais, a sarna demodécica NÃO É CONTAGIOSA para nós seres humanos, nem entre eles. Com exceção do Demodex gatoi em felinos, que é contagioso.

Um abraço!
Lívia Keunecke
Dermatologia Veterinária
CRMV-RS 13738

dermatologiaveterinária #dermatovet #demodicose #dermatites #dermatiteatópica #cats #consultaveterinária #medicinaveterinária #dogs #dogaandcats #cachorros #gatos #liviakeuneckedermatologiaveterinária

http://www.centervet.com.brhttps://familiabassethound.blogspot.com